Home
Sobre Antonio Miranda
Currículo Lattes
Grupo Renovación
Cuatro Tablas
Terra Brasilis
Em Destaque
Textos en Español
Xulio Formoso
Livro de Visitas
Colaboradores
Links Temáticos
Indique esta página
Sobre Antonio Miranda
 
 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ISVÂNIA MARQUES DA SILVA

( Alagoas – Brasil )

 

Reside em Maceió – AL.

Isvânia Marques da Silva é natural de Palmeira dos Índios–Alagoas, filha de José Marques Silva e Maria Ferreira Silva.
Nasceu em 1º de Abril de 1952. Iniciou seus estudos em escola de ensino particular com as Professoras Irene e Rubinete Elisiário, e a preparação para o Curso de Admissão ao Ginásio com as irmãs Nair e Olga Constant.
Foi aluna do Colégio C. Redentor. Passou no vestibular em 1972, no Curso de Letras. Casou-se em 1975, com o Prof. Paulo Ney Ferreira da Silva (falecido), e dessa união nasceram seus filhos Gledson Ney Marques Silva e Isvânia Paula Marques Silva.
Graduada em Letras, lecionou a disciplina Língua Inglesa às principais escolas da época – ano 1976, de sua cidade natal: Colégio C. Redentor, Centro das Escolas da Comunidade (Funcionando no C. Pio XII) e Colégio Estadual Humberto Mendes. Antes deste último, quando ingressou como funcionária pública estadual, foi nomeada para a Escola Estadual Quintella Cavalcante, em Arapiraca, por ter-se confundido qualquer grau de parentesco sugerido pelo seu sobrenome com o do parlamentar “Marques da Silva”. Desde 1984, aliou o magistério ao comércio e foi proprietária da boutique Mark’s Modas. Em 1986, transferiu-se para a capital alagoana, abandonando o comércio e dedicando-se ao magistério e à divulgação de seus textos em jornais da capital e do interior.
Em 1996, publicou seu primeiro livro: “Profissão: Mulher” (em versos); em 1999, surgiu “Enfim sós… eu e a crônica” (em prosa); dois anos depois, estes livros ganharam sua segunda edição (ampliada). Apenas em 2004, com o tempo intercalado marcado por participação em antologias da capital alagoana e do país, lança o seu primeiro livro infantil (o terceiro de sua larva) intitulado “Férias no Interior” (conto), atualmente em sua 4ª. Edição.
Conquistou algumas medalhas devido à sua classificação em diversos certames da Revista Brasília-DF e Editora Valença-RJ. Pertence à Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (Brasília-DF); Academia Maceioense de Letras; Sócia Honorária da Academia Alagoana de Cultura; Sócia Efetiva da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (atualmente exercendo o cargo de Presidente); além de integrante do Grupo Literário Alagoano e Sócia Honorária da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores).
No ano 2004, na cidade de Bento Gonçalves-RS, durante o Congresso Nacional da Sobrames, conquistou o 1º lugar na categoria de crônicas com o trabalho “Caro doutor, caro amigo…”. Em dezembro de 2005, foi-lhe outorgada a MEDALHA DO MÉRITO ACADÊMICO, pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (Brasília-DF) pelo destaque no panorama cultural do país. É pós-graduada em Docência para o Ensino Superior, revisora de textos e professora de escolas e unidades de ensino superior.

Obras: Profissão Mulher – Ed. Catavento, Maceió – AL, 1996 (2a. Edição – 1998); Enfim sós, eu e a crônica – Ed. Catavento, Maceió – AL, 1999 (2a. Edição – 2001); Férias no Interior – Ed. Catavento, Maceió – AL, 2004; Unidos pelo amor – conto infantil a publicar ainda em 2006.                         Foto e biografia extraídos de: https://apalca.com.br/academicos/isvania-marques-da-silva


PÉRGULA LITERÁRIA VI  Antologia. Poesias vencedoras do VI Concurso Nacional de Poesia “Poeta Nuno Álvaro Pereira”.

Valença, RJ: Editora Valença, 2004. 202 p.    Ex. bibl.  de  Antonio Miranda

 

ALMA DE NAVEGANTE

Navego, com destino aos meus sonhos
E por mares nunca antes navegados
Mas por mim sempre almejados
E só pela imaginação realizados.

Mergulho sob as ondas da saudade
Numa total esquiva da realidade
Deixando-me arrastar pela solidão
Até a beira do meu pobre cais.

Vagueio sobre o imenso oceano
Infinito em extensão e beleza
Vejo nele refletidos meus acanhados sentimentos
Flutuando na imaginação de meus versos
Imersos de mar.

Aí louvo a natureza que se apresenta
A meus atônitos e deslumbrados olhos
Prepotente em sua calmaria
E valente na rebeldia das ondas.

Acordo-me tocada pelo despertar
Do barulho do inefável mar
Entrego-me ao seu doce balanço
E à música que convida a amar...
Apenas o mar
A amar... o mar.

 

*

VEJA e LEIA outros poetas de ALAGOAS em nosso Portal:

http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/alagoas/alagoas.html

 

Página publicada em fevereiro de 2022


 

 

 
 
 
Home Poetas de A a Z Indique este site Sobre A. Miranda Contato
counter create hit
Envie mensagem a webmaster@antoniomiranda.com.br sobre este site da Web.
Copyright © 2004 Antonio Miranda
 
Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Click aqui Home Contato Página de música Click aqui para pesquisar