ISVÂNIA MARQUES DA SILVA
( Alagoas – Brasil )
Reside em Maceió – AL.
Isvânia Marques da Silva é natural de Palmeira dos Índios–Alagoas, filha de José Marques Silva e Maria Ferreira Silva.
Nasceu em 1º de Abril de 1952. Iniciou seus estudos em escola de ensino particular com as Professoras Irene e Rubinete Elisiário, e a preparação para o Curso de Admissão ao Ginásio com as irmãs Nair e Olga Constant.
Foi aluna do Colégio C. Redentor. Passou no vestibular em 1972, no Curso de Letras. Casou-se em 1975, com o Prof. Paulo Ney Ferreira da Silva (falecido), e dessa união nasceram seus filhos Gledson Ney Marques Silva e Isvânia Paula Marques Silva.
Graduada em Letras, lecionou a disciplina Língua Inglesa às principais escolas da época – ano 1976, de sua cidade natal: Colégio C. Redentor, Centro das Escolas da Comunidade (Funcionando no C. Pio XII) e Colégio Estadual Humberto Mendes. Antes deste último, quando ingressou como funcionária pública estadual, foi nomeada para a Escola Estadual Quintella Cavalcante, em Arapiraca, por ter-se confundido qualquer grau de parentesco sugerido pelo seu sobrenome com o do parlamentar “Marques da Silva”. Desde 1984, aliou o magistério ao comércio e foi proprietária da boutique Mark’s Modas. Em 1986, transferiu-se para a capital alagoana, abandonando o comércio e dedicando-se ao magistério e à divulgação de seus textos em jornais da capital e do interior.
Em 1996, publicou seu primeiro livro: “Profissão: Mulher” (em versos); em 1999, surgiu “Enfim sós… eu e a crônica” (em prosa); dois anos depois, estes livros ganharam sua segunda edição (ampliada). Apenas em 2004, com o tempo intercalado marcado por participação em antologias da capital alagoana e do país, lança o seu primeiro livro infantil (o terceiro de sua larva) intitulado “Férias no Interior” (conto), atualmente em sua 4ª. Edição.
Conquistou algumas medalhas devido à sua classificação em diversos certames da Revista Brasília-DF e Editora Valença-RJ. Pertence à Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (Brasília-DF); Academia Maceioense de Letras; Sócia Honorária da Academia Alagoana de Cultura; Sócia Efetiva da Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (atualmente exercendo o cargo de Presidente); além de integrante do Grupo Literário Alagoano e Sócia Honorária da SOBRAMES (Sociedade Brasileira de Médicos Escritores).
No ano 2004, na cidade de Bento Gonçalves-RS, durante o Congresso Nacional da Sobrames, conquistou o 1º lugar na categoria de crônicas com o trabalho “Caro doutor, caro amigo…”. Em dezembro de 2005, foi-lhe outorgada a MEDALHA DO MÉRITO ACADÊMICO, pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias (Brasília-DF) pelo destaque no panorama cultural do país. É pós-graduada em Docência para o Ensino Superior, revisora de textos e professora de escolas e unidades de ensino superior.
Obras: Profissão Mulher – Ed. Catavento, Maceió – AL, 1996 (2a. Edição – 1998); Enfim sós, eu e a crônica – Ed. Catavento, Maceió – AL, 1999 (2a. Edição – 2001); Férias no Interior – Ed. Catavento, Maceió – AL, 2004; Unidos pelo amor – conto infantil a publicar ainda em 2006. Foto e biografia extraídos de: https://apalca.com.br/academicos/isvania-marques-da-silva
PÉRGULA LITERÁRIA VI Antologia. Poesias vencedoras do VI Concurso Nacional de Poesia “Poeta Nuno Álvaro Pereira”.
Valença, RJ: Editora Valença, 2004. 202 p. Ex. bibl. de Antonio Miranda
ALMA DE NAVEGANTE
Navego, com destino aos meus sonhos
E por mares nunca antes navegados
Mas por mim sempre almejados
E só pela imaginação realizados.
Mergulho sob as ondas da saudade
Numa total esquiva da realidade
Deixando-me arrastar pela solidão
Até a beira do meu pobre cais.
Vagueio sobre o imenso oceano
Infinito em extensão e beleza
Vejo nele refletidos meus acanhados sentimentos
Flutuando na imaginação de meus versos
Imersos de mar.
Aí louvo a natureza que se apresenta
A meus atônitos e deslumbrados olhos
Prepotente em sua calmaria
E valente na rebeldia das ondas.
Acordo-me tocada pelo despertar
Do barulho do inefável mar
Entrego-me ao seu doce balanço
E à música que convida a amar...
Apenas o mar
A amar... o mar.
*
VEJA e LEIA outros poetas de ALAGOAS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/alagoas/alagoas.html
Página publicada em fevereiro de 2022
|